Paquetá combina ícones da sapataria e varejo inteligente no Iguatemi

Com 17 metros de vitrine, projeto inédito no Estado traz inovação e autenticidade da marca ao público gaúcho

O projeto resgata a alma da sapataria de mais de 50 anos de varejo da marca, aliada ao que há de mais inovador em atendimento. Com 17 metros de vitrine e 312 m² de área de vendas, a loja que inaugura dia 27 de abril cria um ambiente de compra em movimento, mais estimulante e agradável ao consumidor.

A expectativa é transformar a unidade numa loja autêntica, que relembra experiências de vida a partir da história da Paquetá. Ícones fabris como fôrmas de calçado, madeira de demolição, ladrilhos e cimento queimado compõem o visual para receber os clientes.

Toda a ambientação foi planejada por meio de pesquisa feita com clientes. Uma das principais novidades está na área de experimentação dos produtos. Normalmente no centro da loja, agora o cliente prova o sapato no grande sofá em frente à vitrine. A marca valoriza o consumidor e cria na área central um verdade espaço em movimento, aberto a mudanças constantes de cenário .Móveis componíveis são reposicionados a cada nova história, como por exemplo a tendência do animal print e o dia dos pais, data importante do varejo.

As vitrines têm pé direito mais alto, com mezanino, onde é possível ver o estoque, além de lustres decorativos. O espaço passa a contar com uma área masculina mais reservada, além de um expositor unicamente para homens no novo corredor. Espelhos de corpo inteiro e painéis de exposição em locais pré-determinados também fazem parte do layout. Com o espaço ampliado a loja oferecerá uma grande variedade de produtos e estilos.

Mobile Checkout e Multimix

De olho no futuro, a marca também investe em duas importantes inovações em atendimento: Mobile Checkout e Multimix. As tecnologias trabalham com a aproximação do físico e digital, principal tendência do varejo, a partir da integração dos pontos de contato com a marca.

Através do Mobile Checkout, o cliente solicita um produto e o vendedor comunica ao estoque pelo smartphone, sem se ausentar para buscar o pedido. Com o mesmo dispositivo, o vendedor pode acompanhar desde o início até a emissão da nota fiscal, finalizando a compra, sem filas no caixa. A estratégia muda a forma de atendimento e transforma a experiência de compra. Serão três pontos de apoio e sete estoquistas à disposição para facilitar o processo.
Já o Multimix consiste numa nova ferramenta para consulta virtual através de terminal que dá acesso ao catálogo completo da marca, instalado na loja física. O sistema oferece a consulta de cores e tamanhos pelo próprio dispositivo e permite ao cliente escolher e adquirir produtos que não estejam disponíveis na unidade. Após a compra, a entrega será feita diretamente em casa garantindo conforto e praticidade. Diferente do sistema de ecommerce, a aprovação da compra acontece na hora. Em Porto Alegre, o produto será entregue em até 48 horas.

Ambas tecnologias já foram testadas em unidades menores no último ano, como no shopping Lindóia. A nova loja no Iguatemi será a primeira concebida neste novo conceito. A proposta é implantar o sistema Multimix em todas as unidades até o final deste ano. Conforme Marcos Ravazzolli, diretor de varejo do Grupo Paquetá, o principal ganho é a experiência para o cliente, com um modelo de atendimento mais completo e ágil.

Sobre a Paquetá The Shoe Company

Fundada em 1945, a empresa chegou ao final de 2015 com faturamento de R$2,5 bilhões. Atualmente, conta com mais de 18.000 colaboradores, mais de 400 lojas no Brasil e seis plantas industriais, produzindo 65.000 pares por dia. O portfólio da Paquetá The Shoe Company é composto pelas marcas próprias Dumond, Capodarte, Lillys Closet, Ateliermix e Ortopé e pelas marcas de varejo Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende. Compõe o portfólio de negócios a Praticard administradora de cartões e a Colina Urbanismo.